Logo Clínica Bianchini

Fisioterapia especializada: o que é e quais os benefícios?

A fisioterapia é um tipo de reabilitação que promove a recuperação de diferentes lesões. Esse é um tratamento excelente para os músculos e as articulações, contribuindo para a mobilidade, a autonomia e a qualidade de vida dos pacientes. Quando falamos na fisioterapia especializada, porém, os benefícios são ainda mais relevantes. Continue sua leitura e saiba mais!

O que é a fisioterapia especializada?

A fisioterapia especializada é um atendimento individual, no qual o tratamento é desenvolvido especificamente para as demandas do paciente. São consideradas as suas particularidades, como o estilo de vida, os sintomas e as causas da lesão, construindo uma intervenção personalizada e assertiva para cada um.

O profissional se dedica apenas a um paciente por vez, dando a ele toda a sua atenção. Isso promove melhorias mais significativas e mais agilizadas, o que reforça o bem-estar e a motivação do indivíduo. Conheça outras vantagens dessa modalidade!

Quais são os benefícios da fisioterapia especializada? 

Já foi possível perceber que o atendimento especializado apresenta maiores vantagens em relação à fisioterapia grupal, não é mesmo? Existem alguns outros benefícios que ainda valem a pena destacar. Confira! 

Acolhimento para várias situações

A fisioterapia especializada pode ser direcionada para vários casos clínicos, independentemente da faixa etária do paciente ou dos motivos da intervenção. Ela pode se aplicar, por exemplo, ao tratamento de um esportista que quer voltar a praticar, ou à reabilitação de um idoso que deve se adaptar a um andador. Podem ser tratadas lesões nas articulações, inflamações musculares e danos na cartilagem, além de dores decorrentes de fraturas e diversas outras questões, sendo que cada quadro terá uma  abordagem detalhista e minuciosa.

Privacidade e comodidade

Os pacientes da fisioterapia se encontram – na grande maioria das vezes – em situações de vulnerabilidade e sofrimento. Eles acabaram de passar por um trauma ou já vêm sendo abalados há muito tempo por uma dor crônica, o que nem sempre é fácil de compartilhar. Na fisioterapia especializada não é preciso lidar com um grupo ou com perguntas desagradáveis. O paciente fica sozinho com o profissional, que preza pelo respeito e pelo acolhimento da sua questão.

Cirurgias evitadas

As cirurgias devem ser recomendadas quando outros tipos de tratamento não se mostram eficientes, necessitando de um método mais invasivo para lidar com a questão. A fisioterapia especializada impede que muitos casos cheguem a esse ponto, devido à sua maior assertividade e ao foco nas causas da lesão. Converse com um profissional da área antes de se submeter a uma operação! Quem sabe você não encontra outro caminho para a recuperação?

Segurança para os pacientes

Quando a fisioterapia é praticada coletivamente, o fisioterapeuta divide a sua atenção e o seu tempo com todos os pacientes. Ele o orienta para fazer os exercícios sozinho, participando apenas com algumas observações. No atendimento especializado, por sua vez, a atenção é totalmente voltada para o cuidado otimizado, o que favorece a segurança e a prática adequada das atividades.

A fisioterapia especializada é uma forma mais assertiva e direcionada de reabilitação. Com ela, a qualidade de vida pode ser restaurada com maior comodidade e precisão.

Agora você já conhece a fisioterapia especializada e os seus benefícios! Entre em contato com a Clínica Fisio Bianchini e agende uma avaliação!


Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.