Logo Clínica Bianchini

Microfisioterapia: conheça a técnica que estimula a autocura de doenças

microfisioterapia é uma técnica não invasiva que pode ser utilizada para tratar várias doenças, desde alergias respiratórias até lesões nas articulações. A técnica foi desenvolvida na França e ainda não é tão conhecida no Brasil, mas vem ganhando mais espaço devido aos seus benefícios. Continue sua leitura e conheça essa intervenção!

O que é a microfisioterapia?

A microfisioterapia é uma técnica manual, que estimula a autocura do organismo a partir da apalpação de pontos chave. Ela se baseia em estudos da evolução, do desenvolvimento humano desde o estado de embrião e da história biológica dos indivíduos, compreendendo que nossas células armazenam memórias que influenciam no bem-estar. A microfisioterapia acredita que existem pontos no organismo que podem ser estimulados – a partir do toque – para promover a reação e a recuperação da saúde, sendo que nesses pontos está a origem da doença.

Como a técnica funciona na prática?

Para realizar o atendimento, o fisioterapeuta se baseia em um mapa (desenvolvido pela microfisioterapia) para identificar os pontos do organismo que devem ser estimulados. O paciente fica deitado e o profissional realiza a apalpação: toques suaves e específicos nos locais a se tratar.

Compreende-se que os pontos onde se originam as doenças encontram-se restringidos e devem ser desbloqueados, estimulando a sua vitalidade, a sua cicatrização e a autorregulação. As sessões duram em torno de uma hora e a quantidade dependerá das necessidades de cada um.

Quais doenças a microfisioterapia pode tratar?

A microfisioterapia traz contribuições para as questões de saúde mental, física e emocional. Algumas das demandas tratadas são:

• enxaquecas e problemas gastrointestinais;
  • lesões musculares e dores crônicas;
  • distúrbios do sono e distúrbios sexuais;
  • alergias como a rinite, a asma e a dermatite;
  • dificuldades para manter a concentração e a atenção;
  • depressão;
  • sofrimentos emocionais.

Quais são os benefícios da microfisioterapia?

A microfisioterapia é uma prática inovadora que pode fazer toda a diferença para o seu bem-estar. Confira algumas das suas vantagens!

Comodidade e eficiência

A microfisioterapia é uma técnica não invasiva, confortável e eficiente para o tratamento em questão. Ela proporciona o alívio dos sintomas e age na causa do problema, contribuindo para a sua eliminação ou seu abrandamento.

Complemento para outras intervenções

A técnica pode ser associada a outros tipos de intervenção, como a psicoterapia – nos casos de saúde mental – e à medicação. Ela reforça as melhoras já obtidas e favorece o desenvolvimento do paciente no geral.

Aumento do bem-estar como um todo

A prática da microfisioterapia proporciona o equilíbrio do organismo e o bem-estar de uma forma geral. Ela contribui para a qualidade de vida e o desempenho das tarefas no dia a dia, favorecendo a disposição e a autonomia do indivíduo dentro das suas possibilidades.

A microfisioterapia é uma opção de tratamento que vale a pena experimentar, não acha? Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre essa prática e, se você já conhecia ou ficou interessado no procedimento, deixe um comentário com a sua opinião!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.